Blog •  03/05/2024

Casa da Lavoura: parceira comercial da Corteva Agriscience™ em Rondônia

Something went wrong. Please try again later...

Fundada há mais de 40 anos, a Casa da Lavoura é referência em produtos agropecuários na região do Vale do Jamari, em Rondônia

Quando o empresário Erasmo Chiquetti abriu a primeira loja da Casa da Lavoura, em 1982, as ruas da cidade de Ariquemes, no centro-norte de Rondônia, ainda eram de terra. Logo, a loja recém-inaugurada se tornou referência para produtores de pequenas propriedades rurais que começavam a se desenvolver e dar vida à região deserta. 

Quatro décadas depois, a Casa da Lavoura, parceira comercial da Corteva Agriscience em Rondônia, ainda mantém suas raízes em Ariquemes, mas expandiu sua atuação e hoje conta com sete lojas de produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas. As unidades, que reúnem cerca de 100 funcionários, estão localizadas na região chamada Vale do Jamari, e são administradas pela filha do empresário, a veterinária Fernanda Ferraz Chiquetti Freitas. 

Nascida e criada em Rondônia, Fernanda deixou Ariquemes ainda adolescente e foi para Curitiba (PR) para cursar a faculdade de Veterinária. Já formada, em 2008, ela voltou e passou a trabalhar com o pai, dando início ao processo de sucessão da empresa. 

Mesmo se dedicando a outros negócios, Erasmo faz questão de estar na loja todos os dias, observando tudo de perto e mantendo um relacionamento próximo com os clientes. Um cuidado contínuo que ultrapassa gerações. “A figura do meu pai é muito importante porque ele conhece todo mundo e as pessoas vão lá para conversar. Ele atendeu os pais que eram produtores, e agora atende seus filhos”, diz a veterinária.  

Há 16 anos trabalhando na Casa da Lavoura, sendo 10 deles à frente do negócio como sócia-proprietária, ela lembra que já enfrentou muitos desafios ao longo do caminho. “Sofremos as dores como empreendedor e as dores do pecuarista, mas não paramos. Todos os dias teremos um desafio para enfrentar, mas temos que ficar bem com o pé no chão, para poder passar por tudo”.

Em 1982, o empresário Erasmo Chiquetti abriu a primeira loja da Casa da Lavoura, na cidade de Ariquemes (RO). 

Atendimento e relacionamento com o cliente

O portfólio de produtos da Casa da Lavoura é voltado 100% para a pecuária e o atendimento é todo presencial. Segundo Fernanda, a maioria dos clientes, pequenos e médios produtores, faz questão de ir até a loja e pedir o que precisa direto no balcão. 

“O diferencial da Casa da Lavoura é o relacionamento. É a parceria construída com os clientes, a história e o caminho que meu pai percorreu. Somos uma empresa familiar que está há mais de 40 anos no mercado. E eu tenho muito orgulho do que o meu pai passou, porque ele não desistiu e hoje colhe tudo que plantou”. 

A valorização e o respeito aos funcionários da empresa são pilares do negócio que Fernanda faz questão de preservar e compartilhar. “Temos um respeito muito grande por toda a nossa equipe e consideramos todos os pilares da empresa importantes. Cada um tem seu papel importante nessa engrenagem e nós respeitamos cada elo”, afirma. 

Entender as necessidades, as dores e dificuldades do pecuarista também são atitudes que ajudam a construir um relacionamento sólido com os clientes. “As pessoas que vivem nos grandes centros não entendem as dificuldades que o produtor passa em outras regiões do país. Às vezes aqui chove tanto que cai a ponte e o cliente não tem como chegar na loja. E nós entendemos essas dificuldades que eles têm no dia a dia”, destaca. 

Conheça mais sobre a Casa da Lavoura no Instagram

Parceria com a Corteva Agriscience

Ela conta que a parceria com a Corteva Agriscience é antiga e se fortaleceu ao longo dos anos. Os treinamentos realizados pela companhia com os funcionários da Casa da Lavoura ajudam a prestar um atendimento qualificado aos clientes. Atualmente, os produtos mais procurados na loja são o herbicida JaguarUltra™-S e a Tecnologia XT-S, recomendada para a reforma e recuperação de pastagens.

“A Tecnologia XT-S cresceu muito nesses últimos anos. Por ser uma tecnologia nova e que dá muito resultado, tem sido muito bem acolhida pelos pecuaristas. Eles vêm até a loja e procuram pelo produto”. 

Com uma formulação inovadora, a Tecnologia XT-S oferece um amplo espectro de controle de plantas daninhas em pastagens. Ela melhora a qualidade do pasto, refletindo na maior produção de carne e leite e, consequentemente, na redução da abertura de novas áreas, além de promover maior eficiência e praticidade no manejo do pasto. 

Por serem mais concentrados, os produtos com a Tecnologia XT-S também contribuem para a sustentabilidade da atividade pecuária. Outra característica é a sua versatilidade na aplicação, pois tem registro para os métodos de aplicação costal, tratorizada e aérea. 

O JaguarUltra™-S faz parte da nova geração tecnológica de herbicidas para pastagem da Corteva Agriscience. De fácil aplicação, sua ação seletiva não afeta o desenvolvimento das principais gramíneas forrageiras. É flexível no controle de plantas invasoras em reforma de pastagem, podendo ser aplicado em plantas em pós-emergência inicial ou mais tardia.  

Com doses menores, o JaguarUltra™-S apresenta rendimento maior e um resultado extraordinário. É a solução ideal para você acabar com a infestação de plantas invasoras e produzir ainda mais forragem por área. 

Assim como a Corteva Agriscience, a Casa da Lavoura apoia o compromisso de impulsionar a agricultura e a pecuária sustentável. “O nosso slogan é: 40 anos fazendo agronegócio sustentável, porque entendemos que é necessário ter preservação e equilíbrio. É possível crescer de forma que você não prejudique o meio em que vive”.  

Clique aqui e saiba mais sobre a Linha Pastagem

Projeto Semeando Conhecimento

No início de 2024, a Casa da Lavoura deu início ao Projeto Semeando Conhecimento. A iniciativa oferece um espaço para mulheres que estão iniciando ou querem ingressar no mundo do agronegócio, mas ainda precisam de informações básicas sobre o tema. 

Embora tenha ingressado no agronegócio com alguma bagagem, Fernanda começou a perceber que há muitas mulheres que trabalham em outras áreas, como médicas, arquitetas, psicólogas, enquanto o marido está na atividade pecuária. 

“Senti que muitas delas querem cooperar com o negócio, mas não sabem por onde começar, porque não têm o conhecimento necessário. Esse é um projeto de mulher para mulher que nasceu exatamente para deixar as mulheres à vontade para poderem perguntar o que elas desejam, e tirar suas dúvidas”. 

A partir daí ela organizou uma série de palestras mensais e convidou especialistas para ensinarem sobre os princípios básicos da pecuária. Cerca de 20 mulheres participam dos encontros. 

Na primeira palestra, uma Médica Veterinária explicou sobre sistemas de produção. As participantes aprenderam o que é uma fazenda de cria, recria e engorda, para que então pudessem identificar em qual atividade o negócio da sua família atua.  

O segundo evento contou com o apoio da Corteva Agriscience. A Gerente de Marketing de Campo para Pastagem e Floresta da marca, Thaís Lopes, realizou uma palestra sobre pastagem. No próximo encontro, o tema será nutrição animal. 
 


Palestra do Projeto Semeando Conhecimento: o Gerente Regional de Vendas da Corteva Agriscience, Geraldo do Carmo, a Gerente de Marketing de Campo para Pastagem e Floresta da Corteva Agriscience, Thaís Lopes, a empresária Fernanda Chiquetti e o representante comercial a serviço da Corteva, Bruno Barroso. 

Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio 

A inspiração para a criação do projeto surgiu durante as aulas da Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA), capacitação que tem o propósito de acelerar o desenvolvimento de mulheres que atuam no setor, estimulando a formação de futuras líderes. Fernanda já participou de três edições do curso. 

“A ALMA é uma semente que precisamos multiplicar. O projeto é tão bom, tão legal, tão enriquecedor, tem tanta informação que temos como obrigação levar ao conhecimento de mais pessoas. Poder plantar esse conhecimento no coração das pessoas também para as mulheres aprenderem e ter esse espírito de ensinar outras. Sou muito realizada com o ALMA”. 

O projeto foi criado em 2018, em uma parceria entre a Corteva Agriscience, Fia Business School e a Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG).

O protagonismo de Fernanda não para por aí. Ela também faz parte da diretoria do grupo Mulheres do Agro Rondônia. Atualmente ela trabalha para que o grupo se transforme em uma associação, com o objetivo de rodar o estado levando conhecimento para as mulheres. 

“Eu sempre digo que meu trabalho é plantar uma sementinha do conhecimento no coração das mulheres, e então multiplicar tudo isso. Amanhã eu não estarei mais aqui, mas teremos outras mulheres com esse mesmo espírito de multiplicação”.