Blog •  08/01/2024

Pasto limpo e produtivo com o uso de herbicidas da Linha Pastagem

Something went wrong. Please try again later...

Produtos com formulações inovadoras trazem muito mais eficiência para controlar as principais plantas daninhas que atingem a pastagem.

Investir no controle de plantas daninhas é a melhor estratégia para um pasto produtivo e de qualidade. Esta é uma solução eficaz para aumentar a rentabilidade da atividade pecuária, pois, além de gerar grandes perdas com a degradação da pastagem, as plantas daninhas podem aumentar os custos de produção e afetar a produtividade do capim, devido à competição por nutrientes do solo. 

Para que o capim cresça de forma saudável e produtiva, o controle adequado deve ser feito com o manejo integrado do pasto e, sempre que possível, associado a estratégias de prevenção, controle cultural, mecânico, biológico e químico, com o uso de herbicida para pastagem

O controle de plantas daninhas por meio do uso de herbicidas é um dos métodos mais utilizados e mais eficazes. Os produtos podem ser usados na formação da pastagem ou para fazer a manutenção, controlando a população dessas invasoras. Quando aplicados da maneira correta, os herbicidas promovem menores taxas de rebrotas e podem eliminar definitivamente as plantas daninhas. 

Solução eficiente para o controle de plantas daninhas 

Para ajudar o produtor a ter um pasto limpo e produtivo, a Corteva Agriscience tem em seu portfólio produtos com tecnologias inovadoras e que trazem muito mais eficiência para controlar as principais plantas daninhas que atingem a pastagem. 

Com formulações que possibilitam um melhor rendimento na aplicação, as soluções da Linha Pastagem da Corteva Agriscience têm ação consistente das raízes às folhas. Tudo isso sem deixar de lado a sustentabilidade, já que são produtos concentrados. Os resultados são percebidos na produtividade e na rentabilidade da fazenda. 

Tecnologia Ultra-S: dose concentrada de proteção 

A Tecnologia Ultra-S é a melhor solução para o produtor que precisa controlar plantas daninhas anuais, bianuais e de folhas largas de forma eficiente. Com formulação exclusiva, ela rende muito mais hectares por litro de produto. Seus dois ativos penetram na planta e agem de maneira completa, das folhas até a raiz. Além disso, é uma ótima aliada tanto na reforma quanto na recuperação de pastagens.

Com a Tecnologia Ultra-S da Linha Pastagem, os resultados já são visíveis em até 30 dias após a aplicação. Sua formulação exclusiva controla daninhas como a cheirosa (h. Suaveolens), a malva-relógio (Sida acuta cv carpinifolia) e o fedegoso-branco (S. obtusifolia), recuperando a pastagem com o maior rendimento do produto.

Ao longo do ano de 2023, diversos produtores utilizaram e atestaram a eficiência da Tecnologia Ultra-S. Confira alguns resultados:

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

Nesta propriedade, a guanxuma, uma daninha perene que estava competindo com a área plantada, foi controlada com o uso da Tecnologia Ultra-S:

ANTES
DURANTE

DEPOIS

Tecnologia XT-S: controle prático e potente

Com amplo espectro de controle, a Tecnologia XT-S age contra as principais plantas daninhas, além de ser versátil, pois pode ser utilizada para os métodos de aplicação costal, tratorizada e aérea. Sua formulação inovadora ajuda no controle das principais plantas daninhas anuais, bianuais e perenes, com destaque para as semilenhosas e lenhosas.

O produto é eficiente e único, sem necessidade de misturas, com balanço correto de ativos e facilidade na operação. Age das folhas até a raiz das daninhas de forma prática e eficiente. A solução ideal para sua pastagem render mais.

Confira mais resultados do uso da Tecnologia XT-S:
 

ANTES

DEPOIS

Nesta propriedade em Santo Antônio do Matupi (AM), com o uso da Tecnologia XT-S, que tem maior concentração de princípios ativos, a planta-alvo foi controlada de forma efetiva. Confira: 

ANTES

DEPOIS

A Tecnologia XT-S também é a solução ideal para combater o cabriteiro, planta daninha que afeta as pastagens principalmente nas áreas de cerrado, cerradão e mata ciliar. Veja como ficou o pasto que estava infestado por esta planta daninha, depois de usar a Tecnologia XT-S:

ANTES

DEPOIS

Confira alguns benefícios de um pasto bem manejado e livre de invasoras. 

Proteção das plantações – Quando as plantas daninhas invadem a pastagem, elas irão competir com o capim por recursos essenciais, como nutrientes, água e luz solar. Isso pode reduzir o rendimento e a qualidade da pastagem. Um pasto limpo pode contribuir para a melhoria da estrutura do solo, aumentando sua capacidade de retenção de água e nutrientes.

Nutrição e proteção do rebanho – Com a escolha do herbicida adequado, o produtor consegue fazer um controle mais eficiente de plantas daninhas, evitando que as invasoras sejam hospedeiras de parasitas e pragas. Algumas plantas daninhas são tóxicas para o gado e outras têm espinhos que podem ferir os animais.  O rebanho fica protegido e bem nutrido, pois tem acesso a uma pastagem em maior quantidade e com maior qualidade nutricional. Tudo isso reduz os custos e contribui para aumentar a rentabilidade da atividade. 

Redução do trabalho manual –  Plantas daninhas podem se espalhar rapidamente e tomar conta de áreas cultivadas. Sem um controle adequado, remover manualmente essas plantas é muito mais trabalhoso. Investir em métodos de controle eficazes pode reduzir a necessidade de trabalho manual e economizar tempo e recursos. 

Prevenção de danos ao meio ambiente – Algumas plantas daninhas têm a capacidade de se espalhar rapidamente e invadir áreas naturais, substituindo espécies nativas. Isso pode prejudicar os ecossistemas naturais, a fauna e a flora locais. Ao investir em controle de plantas daninhas, você ajuda a evitar a disseminação dessas espécies invasoras e a proteger a biodiversidade.

Redução de custos – A presença de plantas daninhas na pastagem pode exigir aplicação de herbicidas, mas o custo deste investimento é compensado pelos benefícios proporcionados pelo controle das plantas daninhas, como o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade da pastagem.


Conheça o portfólio completo da Linha Pastagem da Corteva Agriscience