O segredo do sucesso da Casa do Adubo
Especializada no atendimento a agricultores e pecuaristas de pequeno e médio porte, a parceira da Corteva Agriscience prevê um crescimento de 30% somente em 2020
Especializada no atendimento a agricultores e pecuaristas de pequeno e médio porte, a parceira da Corteva Agriscience prevê um crescimento de 30% somente em 2020
Expandir sem perder a essência. Esse é o principal objetivo da Casa do Adubo, distribuidora parceira da Corteva Agriscience há cerca de 20 anos. Com 83 anos de história, a Casa do Adubo é uma das maiores distribuidoras de insumos agropecuários do Brasil, com 33 lojas distribuídas entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Com foco em agricultores e pecuaristas de pequeno e médio porte, a empresa conta com mais de 800 colaboradores, atende mais de 60 mil clientes no campo por ano e é referência em serviços de atendimento logístico e operacional, com integração via e-commerce e alto padrão tecnológico.
Estevan Covre Bento, engenheiro agrônomo e diretor de operações da Casa do Adubo, conta que seis lojas foram abertas somente este ano e está prevista a abertura de mais seis unidades em 2021 nos principais mercados que contam com médios agricultores e pecuaristas. “Planejamos crescer 30% este ano. O desafio é crescer sem perder a essência e a qualidade e mantendo uma boa reputação. O mercado é competitivo, mas temos um posicionamento estratégico e focamos na prestação de serviços de qualidade” observa.
A distribuidora teve início como um negócio familiar em 1937 e hoje, dado o movimento de consolidação, conta com a participação do Axxon Group, fundo de private equity. Sua missão é vender produtos e soluções para o sucesso do agronegócio e, para isso, trabalha em prol do desenvolvimento da atividade rural com base nos seguintes pilares: sustentabilidade, inovação, disciplina, ética e credibilidade. “Oferecemos atendimento personalizado. Vamos até o pecuarista ou agricultor, identificamos o problema que ele tem e fazemos a recomendação alinhada às suas necessidades. A estratégia é a venda de um serviço de valor, com toda a assistência técnica para que ele produza mais, de forma sustentável e ganhe mais dinheiro. Acho que este é o grande segredo para o nosso sucesso”, afirma o diretor.
O portfólio é diversificado, com produtos para o campo, jardim, pet, lazer, country e irrigação. A Casa do Adubo oferece desde máquinas, ferramentas e acessórios até sementes, nutrição animal, medicamentos para animais grandes (bovinos e equinos), defensivos, herbicidas, fungicidas, fertilizantes e outras utilidades. O distribuidor comercializa todas as linhas de produtos da Corteva, inclusive os lançamentos como a Tecnologia Ultra-S. “Nosso cliente é tradicional e valoriza muito a marca, os produtos e reconhece a qualidade. São clientes que confiam muito no nome da marca, principalmente no Tordon. Eles sabem que são produtos que funcionam”, destaca Bento.
Bento explica que esse segmento tem vários desafios, mas o principal é manter a equipe de quase 500 consultores de venda – zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas e agrônomos – sempre treinados e tecnicamente relevantes para o pecuarista. “Nossos vendedores têm que ser vistos como agregadores de valor, como profissionais tecnicamente capacitados. Para isso, investimos em eventos e treinamentos e a Corteva Agriscience é uma das parceiras dessas ações. Nosso objetivo é levar a solução correta para o pecuarista, com uma boa recomendação técnica, seguindo a legislação. Fazemos a venda com critério e indicamos para o cliente apenas o que é necessário.. É uma venda responsável, pois queremos manter a boa reputação da marca”, esclarece.