Blog •  01/10/2022

Conheça as mais recentes inovações tecnológicas para o agronegócio

Something went wrong. Please try again later...

Conheça algumas soluções inovadoras voltadas à solução sustentável de problemas do agronegócio, desenvolvidas em Israel.

Israel, conhecida mundialmente como a nação das startups (startup nation), possuiu centenas de empresas que concentram sua atuação no agronegócio, oferecendo uma ampla gama de inovações para melhorar a gestão, a produtividade e a sustentabilidade no campo.

Recentemente, o comitê de inovação e tecnologia da Organização das Nações Unidas (ONU) conheceu algumas das principais tecnologias desenvolvidas por startups israelenses. Entre as nove soluções apresentadas aos delegados da ONU, quatro têm relação com o agronegócio, reforçando a atuação do país como referência em novas tecnologias voltadas para o campo e o produtor rural.

Na nação das startups, grande parte das tecnologias disruptivas lançadas no mercado são criadas pelas chamadas agtechs, agritechs ou agrotechs. São empresas que concentram sua atuação no ramo do agronegócio, oferecendo inovações para melhorar a gestão, a produtividade e a sustentabilidade no campo.

Conheça algumas soluções inovadoras voltadas à solução sustentável de problemas do agronegócio, desenvolvidas em Israel:

Prisma Photonics: monitoramento de grande porte e longo alcance

A Prisma Photonics desenvolveu uma tecnologia que permite monitorar uma infraestrutura de grande porte e longo alcance, de modo ininterrupto. Sua tecnologia oferece operações mais seguras, eficientes e econômicas, além de proteger o meio ambiente, evitando derramamentos, incêndios florestais e outros riscos ambientais.

O funcionamento é por meio da conexão de uma unidade de interrogador óptico a cabos de fibra óptica já existentes. Pulsos de luz são transmitidos e sua reflexão é capturada e processada no local, cobrindo faixas de até 100 km. A tecnologia permite gerenciar grandes distâncias, de até milhares de quilômetros, sem instalar nenhum sensor na própria infraestrutura.

Os algoritmos de aprendizado de máquina detectam e classificam eventos, alertando sobre os locais exatos em tempo real e permitindo agir rapidamente para evitar danos ambientais significativos. Antes disso, os operadores de infraestrutura precisavam confiar em sensores físicos externos, drones ou equipes de inspeção de campo.

Com a tecnologia, a empresa já ganhou vários prêmios, incluindo recentemente o prêmio NYPA Smart Innovation e o Red Herring's 2021 European Top 100.

Greeneye: Pulverização de precisão 

A Greeneye Technology, especializada em tecnologias na agronomia, desenvolveu uma inteligência artificial que transforma cada bico pulverizador de herbicida numa máquina inteligente, capaz de detectar ervas daninhas e pulverizar com precisão. Ao diminuir a contaminação da água e do solo, a solução melhora a sustentabilidade ambiental da propriedade.

De acordo com a empresa, a tecnologia aumenta a eficiência do processo de controle de ervas daninhas, reduzindo o uso de produtos químicos em até 90%. Também melhora a eficácia na comparação com a pulverização por difusão, podendo ser integrada a qualquer marca ou tamanho de pulverizador comercial.

A tecnologia também é capaz de contar as plantas das lavouras, identificar espécies de ervas daninhas, doenças ou deficiências nas plantações. Os pulverizadores inteligentes coletam, escaneiam e analisam dados de toda a área de plantio, e geram mapas que mostram as áreas problemáticas em cada campo. 

N-Drip – Solução de microirrigação por gravidade

O N-Drip é uma tecnologia israelense que promete reduzir o uso da água e das emissões de CO2 em até 70%, aumentando os rendimentos das colheitas. Utilizando a infraestrutura de irrigação por inundação já existente na propriedade, o N-Drip fornece irrigação por gotejamento, de forma fácil e barata.

Enquanto os sistemas convencionais de irrigação por gotejamento precisam de bombas para criar pressão suficiente e forçar a água a chegar às plantas, a inovação desse sistema é usar a gravidade para levar a água por meio de um gotejador impulsionado apenas pela gravidade.

O sistema dispensa filtros e não requer que a água esteja limpa. Também não requer eletricidade nem bombas, mas faz uso da topografia do campo e da força da gravidade, a fim de economizar água e fertilizantes e aumentar os rendimentos. As plantas obtêm quantidades precisas de água com a quantidade certa de fertilizantes.

A inovação levou a N-Drip a receber o Prêmio Geral de Excelência em Tecnologias Disruptivas no Transformational Business Awards, premiação que reconhece modelos de negócios inovadores que atuam no combate ao aquecimento global.

CropX – inteligência artificial para o gerenciamento de água

A CropX usa a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) e big data para transformar técnicas agrícolas tradicionais e atender as necessidades dos agricultores por irrigação controlada remotamente, simplificada e de baixo custo.

O sistema da CropX auxilia os agricultores a monitorarem o movimento da água e dos agroquímicos no solo para que seja possível minimizar a poluição ambiental, evitar o escoamento e aumentar o rendimento das colheitas.

Com sensores instalados no campo, a tecnologia analisa automaticamente as necessidades de água de diferentes partes do cultivo com base na topografia, estrutura do solo e umidade atual, permitindo uma irrigação mais eficiente do solo, com menos água.

Os agricultores precisam apenas baixar o aplicativo e instalar três sensores wireless no chão. Esses sensores mandam continuamente leituras do solo para a nuvem, onde fica o software da CropX que determina como irrigar com eficiência cada parte da plantação. O sistema automaticamente entrega a quantidade correta de água para cada planta, em vez de molhar um campo inteiro de uma vez.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Pasto Extraordinário e fique por dentro de soluções sustentáveis que podem aumentar a produtividade do negócio.